Sertã - XII Rali Histórico percorre concelho dia 16 de março

A 12.ª edição do Rali Histórico Vila da Sertã, organizado pelo Lusitânia Automóvel Clube com o apoio do Município da Sertã, ganhou dimensão internacional com a participação de nove equipas espanholas.

O XII Rali Histórico Vila da Sertã terá o seu "Quartel-General" instalado na Casa da Cultura da Sertã, local onde se realizarão no dia 15 de março (sexta-feira), entre as 21h30 e as 23h30, as Verificações Administrativas e Técnicas, sendo esta a primeira oportunidade para se observarem muitos dos bólides que irão participar na prova.

No sábado, dia 16 de março, entre as 8h00 e as 9h30, os automóveis clássicos admitidos na segunda prova mais antiga desta valência automobilística, poderão ser observados no Parque Fechado instalado na Alameda da Carvalha, local de onde partirão para a 1.ª Secção às 9h40, integralmente disputada no Município da Sertã. Esta prova irá contemplar várias passagens em diversas ruas da sede do Concelho, terminando esta primeira parte, com 113,32 kms e 7 provas especiais de classificação, na Vila de Cernache do Bonjardim.

Na 2.ª Secção, com início no Berço de D. Nuno Álvares Pereira, o Condestável, há que evidenciar a realização pelas 14h10 da Street Stage de Cernache do Bonjardim, na zona dos Campos de Ténis. Daí, a prova seguirá por várias freguesias da Sertã, fazendo depois uma incursão no Município de Oleiros para regressar ao território do Concelho da Sertã, pela zona do Troviscal. Esta segunda parte da prova, com uma extensão total de 183,05 kms, integra 10 provas especiais de classificação muito desafiantes e duras para os concorrentes.

Entre as 16h30 e as 18h00 vários pilotos efetuarão uma exibição espetáculo com automóveis clássicos junto ao Centro Coordenador de Transportes de Passageiros da Sertã (Rodoviária). O público terá a possibilidade de participar, através da experiência de co-piloto, nos dois carros de exibição previstos para o efeito. As inscrições são limitadas a 20 participantes e poderão ser realizadas no local, junto ao posto de turismo N2, na tenda da organização do evento.

Será neste local que chegarão as equipas do Rali, após quase 300 kms de prova, para também elas efetuarem a Prova Complementar Vila da Sertã.

O epílogo do XII Rali Histórico Vila da Sertã verificar-se-á com o regresso à Casa da Cultura da Sertã para, no seu Auditório, ser levada a efeito a Cerimónia da Entrega de Prémios.

©  Município da Sertã