Torres Novas - Passeio geocultural "À Descoberta das Grutas de Lapas e dos tufos calcários"

O Município de Torres Novas vai promover, no dia 24 de março, um passeio geocultural que pretende dar a conhecer as Grutas de Lapas, um conjunto de galerias subterrâneas escavadas em tufos calcários, com importância a nível nacional e internacional, e descobrir o terraço fluvial com antigas pedreiras de tufo calcário.

Esta atividade, que integra a Semana dos Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, tem concentração marcada para as 9h30, na Destilaria Manuel Vieira, Fábrica de Álcool de Lapas, tendo uma duração prevista de 2h30, num total de 2km de distância.

Esta é uma iniciativa adequada a todas as idades, cuja a inscrição é gratuita, mas obrigatória, através do e-mail turismo@cm-torresnovas.pt, do telefone 249 813 019 ou online

A 2 km da cidade de Torres Novas, sob as casas e ruas típicas da aldeia das Lapas, concentra-se um labirinto de galerias escavado na rocha. As grutas, que deram o nome à aldeia, são um conjunto de túneis subterrâneos, classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1943.

O percurso acessível é apenas parte de uma rede mais vasta que percorria quase todo o morro onde assenta a povoação. A geologia do solo – calcário mole conhecido por “tufo” – explica a relativa facilidade com que, em tempos, a mão do homem talhou esta singular preciosidade arqueológica.