PUB

PUB

Ourém - Rancho Folclórico Casa do Povo de Fátima em espetáculo de Filipa Francisco no Teatro Municipal

O espetáculo "A Viagem", de Filipa Francisco e que conta com a participação do Rancho Folclórico Casa do Povo de Fátima sobe ao palco do Teatro Municipal de Ourém, nos dias 27 e 28 de abril, às 21h30 e 17h, respetivamente.

"A Viagem" problematiza o modo como as manifestações populares aderem e procuram a modernidade, originando novos significados, permitindo nova apropriação e novo entendimento do seu papel nos dias de hoje.

O desejo de trabalhar com grupos de dança tradicional nasceu em viagem. Na primavera de 2009, a convite do Festival de Dança Contemporânea de Ramallah, Filipa Francisco conhece a Companhia de Dança Tradicional e Contemporânea El-Funoun.

“Ao viajar com o grupo pela Palestina, ao assistir aos seus espetáculos em pequenas aldeias, apercebi-me do poder da dança tradicional. Esta dança toca questões tão atuais como entidade, género e liberdade. O ato de dançar para estes jovens era na verdade um grito de liberdade. Uma forma de se libertarem das memórias duras da guerra”, revela Filipa Francisco.

Desta experiência nasce a consciência de que a dança tradicional não tem como fatalidade permanecer à margem da modernidade (nem tão pouco a modernização passa pela anulação das tradições). Sendo uma prática atual, obedece a regras e conjuga outras práticas e processos sociais. É pois neste sentido que o presente projeto ganha particular relevância.

As danças tradicionais encontram-se patentes no imaginário coletivo como expressão de tradições populares regionais, associando-as à arte popular. Detêm relevante e inquestionável importância no que toca à cultura dos povos, pela riqueza que encerram no domínio dos costumes e tradições transmitidos de geração em geração, por via das canções, movimentos e trajares.

Confrontando esta herança viva com percursos na música e na dança contemporânea, Filipa Francisco aprofunda a sua reflexão em torno da função social e política da arte, deslocando mais uma vez o seu trabalho artístico para espaços e linguagens que aumentam as possibilidades de encontro com o público.

Os bilhetes têm o preço de 7,5€ (descontos aplicáveis) e podem ser comprados na bilheteira do Teatro Municipal e online