Abrantes - Novas exposições para ver no Museu Ibérico de Arqueologia e Arte - Coleção Figueiredo Ribeiro

As salas da Coleção Figueiredo Ribeiro, no Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes - MIAA, recebem duas novas exposições: “Absence, the highest form of Presence”, de Alexandre Baptista, com curadoria de Ana Anacleto; e “Silenciosa, Paciente e Voraz”, de Tiago Rocha Costa, que conta com a curadoria de Andreia César. As inaugurações estão marcadas para amanhã, 6 de julho, às 16h00.

“Absence, the highest form of Presence” reúne três séries de trabalhos desenvolvidos por Alexandre Baptista nos últimos seis anos, bem como uma obra inédita criada especialmente para esta exposição. O artista que, nos últimos anos, tem vindo a desenvolver uma prática multidisciplinar no campo da pintura – “ou, mais concretamente, da imagem pictórica”, segundo a curadora Ana Anacleto – apresenta-nos em “Absence, the highest form of Presence” obras de leitura ambígua, que “reproduzem espaços ou lugares aparentemente vazios”. Seguindo essa linha, o título da exposição cita uma das afirmações de James Joyce sobre a relação com a ausência.

Já a exposição “Silenciosa, Paciente e Voraz” traz-nos um conjunto de obras de Tiago Rocha Costa que, de acordo com a curadora Andreia César, abrem “passagem à curiosidade inata em todos nós”. “Reinventando alguns dos procedimentos da ciência e da história natural – como o apropriar, o conter, o dissecar, o compreender, o inventariar e o sintetizar – o artista concretiza diversas ficções obre a matéria (…)”, enuncia. E é através dessas obras concebidas a partir de uma multiplicidade de materiais que Tiago Rocha Costa promete transportar os visitantes até “lugares geográficos e temporais incertos”.

As exposições ficarão patentes até dia 5 de janeiro de 2025.

Horário do MIAA: Terça-feira a domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 (ao domingo, a entrada é gratuita)
Morada: Jardim da República, 25, 2200-343 Abrantes (Convento de S. Domingos)
Contacto: 241 330 103
Site: https://www.museusdeabrantes.pt/

©  Tiago Rocha Costa