Abrantes - Praias Fluviais de Aldeia do Mato e Fontes hastearam Bandeira Azul

A Praia Fluvial de Aldeia do Mato, em Abrantes, recebe pela 14.ª vez a Bandeira Azul, tendo também hasteado a bandeira de Praia Acessível e é também galardoada com a bandeira “Qualidade de Ouro”, atribuída pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. A classificação de praia com “Qualidade de Ouro” é atribuída pela Quercus no início de todas as épocas balneares às praias que cumprem com os critérios “qualidade de água excelente” nas cinco épocas balneares anteriores à última.

No caso da Praia Fluvial de Fontes, a funcionar desde 2018, este é a sexta vez que recebe a Bandeira Azul, sendo que esta praia fluvial recebeu este galardão pela primeira vez em 2019. A Praia Fluvial de Fontes está classificada como água balnear de qualidade excelente desde 2021, pelo que ainda não perfez as cinco épocas balneares anteriores à última para poder vir a ser galardoada com “Qualidade de Ouro”. Neste caso, se a água continuar a manter a qualidade excelente, como até agora, o Município de Abrantes tem a expetativa da Praia Fluvial de Fontes poder vir a obter a referida distinção no ano de 2027.

A Bandeira Azul é um certificado de qualidade ambiental que distingue o esforço de diversas entidades, no sentido da melhoria do ambiente marinho, costeiro, fluvial e lacustre e é atribuída anualmente às zonas balneares e marinas que cumpram um conjunto de critérios nas áreas da informação, educação e gestão ambiental, segurança e serviços, qualidade da água balnear, responsabilidade social e envolvimento comunitário.

As praias fluviais de Aldeia do Mato e de Fontes dispõem de um conjunto de estruturas de apoio aos banhistas e visitantes.

Aldeia do Mato (©  Município de Abrantes) 

Fontes (©  Município de Abrantes)