Médio Tejo - Exposição "Transversalidades, Fotografia sem Fronteiras" patente em Mação, Tomar e Vila Nova da Barquinha

Entre 21 de setembro e 30 de outubro estará em exibição, em Mação, Tomar e Vila Nova da Barquinha, a exposição "Transversalidades, Fotografia sem Fronteiras". A iniciativa é da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, dos três municípios e da Associação Rural Move, contando com o apoio do Centro de Estudos Ibéricos (CEI), promotor do projeto Transversalidades.

A exposição "Transversalidades, Fotografia sem Fronteiras" inclui trabalhos das últimas edições do concurso internacional homónimo que o CEI promove desde 2011, e que se tem afirmado como uma iniciativa de referência na área da Fotografia. Criado a partir de um desafio do filósofo e ensaísta Eduardo Lourenço, o CEI é uma associação transfronteiriça constituída pela Câmara Municipal da Guarda, Universidade de Coimbra, Universidade de Salamanca e Instituto Politécnico da Guarda, que desenvolve, há mais de duas décadas, um importante trabalho nas áreas do Conhecimento, da Cultura e da Cooperação.

O Projeto Transversalidades visa aproveitar o valor documental, pedagógico e estético da fotografia para estimular a cooperação e valorizar territórios com menos visibilidade. Nesta verdadeira cartografia do olhar, onde o local coabita com o global, e vice-versa, contactamos com muitos dos problemas transversais, verdadeiramente sem fronteiras, com que a humanidade se confronta e que definem as atuais agendas: das alterações climáticas à (in)sustentabilidade ambiental, das assimetrias económicas, sociais e territoriais a todo o género de exclusões potenciadas por estes desequilíbrios.

No Médio Tejo, a exposição dos trabalhos premiados está dividida por três localizações e temáticas: em Mação, na Galeria Carlos Saramago do Centro Cultural Elvino Pereira, em destaque o tema "Património natural, paisagens e biodiversidade"; em Tomar, na Casa dos Cubos/Centro de Estudos em Fotografia, Cultura e Sociedade: "diversidade cultural e inclusão social"; e em Vila Nova da Barquinha, na Galeria do Parque, com "Espaços rurais, agricultura e povoamento".

A abertura será dia 20 de setembro, às 17h00, em Mação, e dia 21, às 16h00 em Tomar. Dia 26 de outubro, às 17h00, em Vila Nova da Barquinha assinala-se o encerramento da exposição.