Ourém - "Aconchego - Um Conto de Natal" com a participação do Coral Infantil e Juvenil no Teatro Municipal

O espetáculo "Aconchego - Um Conto de Natal", por Catarina Moura, Luís Pedro Madeira e o Coral Infantil e Juvenil de Ourém, será apresentado no Teatro Municipal de Ourém, no dia 21 de dezembro, pelas 17 horas.

Os bilhetes, cujo preço varia entre os 3€ (até 12 anos) e os 5€ (maiores de 12 anos), podem ser comprados na bilheteira do Teatro Municipal ou online.

Gemem as brasas, baixinho, nas lareiras do casario. Sobem bem alto as chamas da tão excelente fogueira, e a gente chega-se ao lume fugindo ao frio da noite. Nos rostos iluminados há uma voz que se anima e outras que se lhe juntam: “Beijai o Menino / Beijai-o agora” é o canto inicial, enquanto o gaiteiro não chega para a ronda de peditório. Havia ainda a de Campo Maior “Ó meu Menino Jesus, ó meu Menino tão belo”, cantava-se, e a sarronca acompanhava no lamento compassado de uma pele estremecida.

São cantigas de guardar, daquelas que não se gastam na voragem mediática. Mas como a rádio não as passa, e a gente antiga as foi desusando, foram-se apagando na memória das comunidades, herança à espera de quem a recolha.

“Maria lavava / S. José estendia / E o Menino chorava / Com o frio que fazia” foi uma das que resistiu ao tempo, lembrada de norte a sul de Portugal, palavras mesmas para diferentes melodias, uma voz sozinha aqui, um coro além, depende de quem houver.

São muitas mais, tiradas de um baú marcado para ser silêncio e esquecimento por razões da pressa das vidas, da emergência de outros cantos, da partida pelos caminhos do pão. Mas se umas vozes foram faltando, outras se acercaram do tal baú e sacudiram-lhe o pó, as cantigas, as rezas, os embalos.