Sardoal - Lux Fidelis com Filarmónica União Sardoalense no Centro Cultural Gil Vicente

O Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, recebe, entre 13 e 15 de dezembro, o ciclo Lux Fidelis, uma iniciativa da Academia de Música Internacional Aquiles Delle Vigne, que teve início em agosto e que até fevereiro de 2025 passará por Madrid, Coimbra, Castanheira de Pera, Vila Nova de Gaia e Cantanhede. 

O primeiro concerto, no dia 13, às 21h30, revisitará a obra de piano de importantes compositores portugueses, do período barroco aos nossos dias. António Fragoso, Luiz Costa, Luís de Freitas Branco e Joly Braga Santos são alguns dos compositores que será possível apreciar neste concerto. 

No dia seguinte, terá lugar o Concerto Gershwin: do Jazz ao Clássico, com participação especial da Filarmónica União Sardoalense. Gershwin, compositor nascido em 1898 e falecido em 1937, concilia música erudita com o jazz de forma sublime. A realização deste concerto visa a cooperação entre a centenária Filarmónica União Sardoalense e vários jovens pianistas, num programa popular e divertido para todos os públicos, a partir das 21h30. 

A encerrar o ciclo Lux Fidelis terá lugar, no dia 15, às 16h00, mais um concerto sob o mote “O Piano em Português”, num programa perfeito para um domingo em família. 

No Sardoal, além dos três concertos, o ciclo prevê ainda mentorias e masterclasses para jovens pianistas e uma sessão pedagógica para um melhor entendimento da música erudita, intitulada “Escutar e Compreender”, a ter lugar no dia 13, pelas 15h00. Esta sessão é de acesso gratuito e está aberta a público de todas as idades. 

Os bilhetes para os concertos têm um custo de 2€, podendo ser adquiridos na bilheteira do Centro Cultural Gil Vicente ou online

Uma iniciativa financiada pela Direção-Geral das Artes ao abrigo do Apoio à Programação RTCP.

© Município de Sardoal