Sertã - "Vamos falar sobre Disfagia" na Biblioteca Municipal

Antes da entrada no novo ano, a Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, acolhe a última sessão de 2024 de "Uma Biblioteca com Saúde", dedicada à "Disfagia: GPS da Alimentação", no dia 28 de dezembro, pelas 15 horas.

Dinamizada por Marília Figueiredo, terapeuta da fala com especialização em disfagias orofaríngeas, esta sessão centrar-se-á no percurso dos alimentos no nosso corpo, analisando o processo de deglutição (o engolir). Assim, nesta sessão serão abordados temas como a importância da alimentação, o processo e as fases da deglutição (o que é, que fases controlamos, etc), e por fim, a disfagia – ou a dificuldade em engolir – para perceber como se pode resolver esta condição. No final, os participantes são convidados a comer e experienciar, analisando com outros olhos, e com outra informação, um processo quotidiano que consideramos tão simples – o mastigar e o engolir.

Marília Figueiredo é natural da freguesia do Troviscal, no concelho da Sertã. Licenciou-se em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e mais tarde especializou-se em Disfagias Orofaríngeas e em Motricidade Orofacial. O seu percurso profissional iniciou-se em contexto escolar e clínico. Desde 2020 que exerce funções no Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco, onde trabalha diretamente com doentes internados, doentes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC), pneumónicos, doentes paliativos e nos cuidados intensivos, entre outros.

A sessão de "Uma Biblioteca com Saúde" é dirigida ao público em geral e a entrada é livre.

©  direitos reservados