PUB | Clique na imagem para saber mais

PUB | Clique na imagem para saber mais

Médio Tejo - "Caminhos" encerra programação cultural com espetáculos em Tomar e Entroncamento

Depois de quase dois meses a percorrer os 11 municípios do Médio Tejo, o primeiro ciclo do programa cultural "Caminhos", promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, chega ao fim no próximo dia 31 de maio, com dois momentos emblemáticos que sublinham o espírito do projeto: criação artística de qualidade, acessível a todos, enraizada no território e feita com e para as comunidades.

O encerramento da programação tem início às 17h00, no Cineteatro Paraíso, em Tomar, com o espetáculo “Um Submarino em Marte”, uma criação multidisciplinar que junta teatro e reflexão ambiental. Partindo do universo do turismo de massas, a peça propõe uma leitura crítica e poética sobre o impacto humano no planeta e os desafios de sustentabilidade num mundo em constante aceleração.

Mais tarde, às 22h00, no Cineteatro São João, no Entroncamento, sobe ao palco o Coro dos Comuns (na foto), projeto comunitário que reúne pessoas de todas as idades em torno do canto coletivo. Criado com base na ideia de que “cantar é para todos os de vontade”, este coro representa o espírito inclusivo do "Caminhos", mobilizando vozes e memórias numa celebração da identidade partilhada e da expressão popular.

Ao longo de abril e maio, o "Caminhos" passou por Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, com uma programação descentralizada e de acesso gratuito. Espetáculos de música, teatro, marionetas, novo circo, projetos comunitários e ações de mediação cultural marcaram esta edição, reforçando a ideia de que a cultura pode ser um ponto de encontro, de coesão e de desenvolvimento local.

O primeiro ciclo de 2025 alavancou o projeto como uma plataforma de cultura em rede, com forte enraizamento territorial e impacto na relação entre artistas, públicos e instituições. De norte a sul do Médio Tejo, salas de espetáculo, praças e equipamentos culturais receberam propostas que uniram tradição e contemporaneidade, criação profissional e envolvimento cidadão.

O programa "Caminhos" é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, no âmbito do projeto Produtos Turísticos Integrados do Médio Tejo, cofinanciado pelo FEDER, através do Centro2030.

O programa completo e condições de acesso estão disponíveis aqui.