PUB

Sertã - Maratona de Leitura regressa de 3 a 5 de julho com mais de 100 convidados e 80 atividades

O "medo" é o tema em destaque na edição deste ano da Maratona de Leitura, que decorre entre os dias 3 e 5 de julho, na Sertã. Nesta 13.ª edição da Maratona de Leitura são mais de 100 os convidados em 80 atividades, num total de quase 70 horas de programação.

Anabela Mota Ribeiro, António Victorino d’Almeida, Carlos Fiolhais, Cláudia Lucas Chéu, Eduardo Sá, Fernando Alvim, Elsa Ligeiro, Filipe Lopes, Gonçalo M. Tavares, Júlio Machado Vaz, Luísa Sobral, Nuno Artur Silva e Pedro Lamares são alguns dos nomes que vão passar pelo festival literário. 

O programa deste ano reúne atividades tão diversas como encontros com escritores, passeios literários (de barco e pedestres), workshops de escrita, leitura e fotografia, espetáculos performativos, sessões temáticas, concertos, lançamento de livros, oficinas culturais, exposições, além da já icónica maratona de 24 horas a ler em voz alta entre as 0 e as 24 horas do dia 5 de julho (sábado).

As Festas na Aldeia serão outro dos pontos altos do programa, repetindo-se assim uma iniciativa de grande sucesso nos anos anteriores. A ideia é levar às aldeias mais isoladas do concelho da Sertã os livros e a leitura, recorrendo-se a performances com contadores de histórias, acompanhados, nalguns casos, de escritores.

O programa tem início previsto para as 10 horas do dia 3 de julho, sendo que os grandes destaques deste dia vão para a atividade, absolutamente inédita, «Quem disse que a maratona não corre?», concretizada por Fernando Alvim, que neste mesmo dia transmite em direto da Sertã o programa «Prova Oral» (Antena 3). Também para esta data está agendado, pelas 15h, o encontro com Leonardo Ralha, Manuel Abrantes, Joaquim da Silva Barata e Joana M. Lopes, moderado pela jornalista Inês Cardoso; o lançamento do livro «Manual para Criar um Jardim em Casa» (17h); o encontro para discutir Luiz Pacheco (18h), bem como a cerimónia de abertura da Maratona de Leitura, com vários momentos culturais e uma homenagem a Francisco Guedes, falecido este ano.

No dia seguinte, logo às 00h00, uma conversa sobre inteligência artificial com os convidados Arlindo Oliveira, Carlos Fiolhais e Jorge Caiado inquietará o imponente Seminário das Missões, em Cernache do Bonjardim.

Mais tarde, pelas 11h, Jorge Serafim modera uma conversa entre Paulo Jorge Pereira, Daniel Cotrim e Eduardo Sá, seguindo-se às 15h um encontro com Luísa Sobral, Arnaldo Saraiva e Clovis Levi. Ao final da tarde (17h), decorre o lançamento do livro «A Desinstalação do Medo», antecedendo uma conversa absolutamente imperdível entre Anabela Mota Ribeiro e Alberto Manguel, no Jardim da Serrada (19h30), e um concerto para piano e poesia portuguesa, com António Victorino D'Almeida (piano) e Aurelino Costa (voz), na Casa da Cultura da Sertã (22h30).

Como habitualmente, o último dia da Maratona de Leitura arranca pelas 00h00 com o início das 24 horas a ler. Às 11h30, Minês Castanheira é a moderadora de um encontro de literatura infantil com a presença de Ana Alexandra Carvalheira, Carla Maia de Almeida, Natalina Cóias e Tânia Teixeira. Pelas 15h, Nuno Artur Silva e Rui Cardoso Martins falam dos seus livros mais recentes, com moderação a cargo de Luís Filipe Dias, seguindo-se o lançamento do livro «Guia Literário da Sertã» (17h) e também o encontro com os escritores Cláudia Lucas Chéu, Gonçalo M. Tavares e Miguel d'Alte. A moderação é do jornalista Luís Caetano, da Antena 2.

O tradicional encerramento da Maratona de Leitura e das 24 horas a ler acontece, como tradicionalmente, no recinto do Castelo da Sertã, com três espetáculos singulares: «Cartografia do medo ao vivo», com direção artística de André Neves (Maze); «A faca não corta o fogo», com Pedro Lamares e André 'Pancho' e «A consonância do medo», com Marco Figueiredo, Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube, Grupo de Jovens Dar+, Filipe Lopes, Isaque Ferreira, Jorge Serafim e Renato Filipe Cardoso.

As inscrições, gratuitas, para as diferentes atividades (passeios, workshops, oficinas, entre outros) podem ser feitas online ou pessoalmente na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã.