Começa já amanhã, 28 de junho, a décima edição do Encontro Internacional de Piano de Sardoal. A iniciativa arranca com Mário Laginha, para um concerto de abertura já praticamente esgotado, no Centro Cultural Gil Vicente (CCGV).
O Encontro Internacional de Piano de Sardoal, que decorre até 6 julho, apresenta um programa diversificado, marcado pela elevada qualidade artística dos participantes, e pensado em diferentes tipos de público.
Além dos momentos dedicados ao ensino, com as masterclasses dirigidas por pianistas de renome nacional e internacional, o evento oferece uma programação diária, composta por um total de nove concertos, onde se inclui um cine-concerto, na quarta-feira, dia 2 de julho, com uma homenagem a Carlos Paredes e a já afamada caminhada-concerto pelo património religioso edificado do centro da vila, na sexta-feira, dia 4. Este ano, além dos momentos ao piano, a Caminhada “Música pelo Património” conta com a especial participação de jovens músicos da Filarmónica União Sardoalense (FUS).
Estão ainda previstos três grandes concertos sinfónicos: o primeiro, com a Orquestra Esproarte, no dia 3 de julho; o segundo com a FUS e os vencedores do Prémio Sardoal Jovem Talento, no sábado dia 5; e no encerramento, sobe ao palco do CCGV a Orquestra Filarmonia das Beiras. Até lá, haverá ainda espaço na programação para receber o famoso duo das irmãs Görog, bem como dois concertos de jovens talentos pianistas.
Integrado no X Encontro Internacional de Piano de Sardoal está também a décima edição do Prémio Sardoal Jovem Talento, cujas finais decorrem no dia 5, às 16 horas, para a categoria Sénior.
Lembre-se que este ano o número de participantes bateu um novo record, contando com a presença de 45 jovens de cerca de 20 países.
Os bilhetes para os concertos podem ser adquiridos na bilheteira do Centro Cultural Gil Vicente ou online.
O X Encontro Internacional de Piano de Sardoal é numa coprodução do Município de Sardoal e da Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne e conta com o financiamento da DGArtes no Apoio à Programação da RTCP.