PUB | Clique na imagem para saber mais

Abrantes - MIAA expõe "Inéditos, revisitados" da Coleção Figueiredo Ribeiro

O Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (MIAA), em Abrantes, acolhe a Exposição "Inéditos, revisitados" com obras da Coleção Figueiredo Ribeiro", patente de 13 de setembro a 11 de janeiro de 2026. 

A mostra, com cu­ra­doria de João Sil­vério, é composta por trabalhos dos ar­tistas Ana Mor­ga­dinho, Carlos Cor­reia, Carlos Ri­beiro, Er­nesto Melo e Castro, Fá­tima Men­donça, Fi­lipa Pes­tana, Ho­rácio Fru­tuoso, Inez Tei­xeira, Isaque Pi­nheiro e ±mais­menos±, João Louro, Maria Sas­setti, Pedro Ca­lhau, Pedro Pires, Sara Me­alha e Tiago Mourão. 

O tí­tulo da ex­po­sição propõe-se como uma an­tí­tese entre dois ad­je­tivos: o pri­meiro, “iné­dito”, ou seja, aquilo que não foi dado ao co­nhe­ci­mento pú­blico e ao seu es­cru­tínio, e o se­gundo, “re­vi­si­tado”, ou seja, aquilo a que re­gres­samos uma e outra vez, in­de­pen­den­te­mente dos es­paços e lu­gares de vi­si­bi­li­dade pú­blica ou pri­vada onde se en­contra.

A ex­po­sição é, deste modo, uma in­cursão ao acervo da co­leção, per­cor­rendo a trans­ver­sa­li­dade de meios e temas que, num sen­tido mais amplo, per­mite apre­sentar uma se­leção de ar­tistas e obras, por um lado iné­ditas e por outro ainda não vistas pelos di­versos pú­blicos que vi­sitam o museu, lugar de de­pó­sito da Co­leção Fi­guei­redo Ri­beiro. Um nú­cleo in­di­vi­dual e mais sin­gular é de­di­cado ao ar­tista Carlos Cor­reia, pro­pondo-se igual­mente iné­dito no âm­bito desta ex­po­sição.

Nesta re­vi­si­tação de ima­gi­ná­rios que se cruzam, en­con­tramos iné­ditos e me­mó­rias do fazer ar­tís­tico das úl­timas dé­cadas, uma forma e um olhar que ex­pressam o sen­tido desta co­leção.

© créditos reservados