O Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (MIAA), em Abrantes, acolhe a Exposição "Inéditos, revisitados" com obras da Coleção Figueiredo Ribeiro", patente de 13 de setembro a 11 de janeiro de 2026.
A mostra, com curadoria de João Silvério, é composta por trabalhos dos artistas Ana Morgadinho, Carlos Correia, Carlos Ribeiro, Ernesto Melo e Castro, Fátima Mendonça, Filipa Pestana, Horácio Frutuoso, Inez Teixeira, Isaque Pinheiro e ±maismenos±, João Louro, Maria Sassetti, Pedro Calhau, Pedro Pires, Sara Mealha e Tiago Mourão.
O título da exposição propõe-se como uma antítese entre dois adjetivos: o primeiro, “inédito”, ou seja, aquilo que não foi dado ao conhecimento público e ao seu escrutínio, e o segundo, “revisitado”, ou seja, aquilo a que regressamos uma e outra vez, independentemente dos espaços e lugares de visibilidade pública ou privada onde se encontra.
A exposição é, deste modo, uma incursão ao acervo da coleção, percorrendo a transversalidade de meios e temas que, num sentido mais amplo, permite apresentar uma seleção de artistas e obras, por um lado inéditas e por outro ainda não vistas pelos diversos públicos que visitam o museu, lugar de depósito da Coleção Figueiredo Ribeiro. Um núcleo individual e mais singular é dedicado ao artista Carlos Correia, propondo-se igualmente inédito no âmbito desta exposição.
Nesta revisitação de imaginários que se cruzam, encontramos inéditos e memórias do fazer artístico das últimas décadas, uma forma e um olhar que expressam o sentido desta coleção.
![]() |
| © créditos reservados |
